
Digitalizando mais de 70% dos processos internos dos usuários na plataforma.
​​​​​​​​​​​Atuação: Product Designer​
Empresa: Trinus​​
Produto: Plataforma interna web de gerenciamento de tarefas e auditorias.​
Desafios
Digitalizar todas as esteiras das áreas de Novos negócios, DD jurídica e financeira da empresa.
Melhorar a gestão de documentos da empresa.
Garantir o lançamentos de novas features voltada aos usuários de
Due Diligence.
Manter o coeficiente do CSAT acima de 6 pontos.
Processo
Estratégia: Combinar métodos para obter insights ricos, equilibrar visão do usuário e viabilidade técnica, alinhados ao objetivo do negócio e aos OKRs do produto.

Discoverys: Analisar o objetivo da pesquisa, o estágio do produto, os recursos e tempo disponíveis para escolher o melhor método de pesquisa com o usuário.
Comunicação: Criação uma reunião semanal com stakeholders para alinhar expectativas, prioridades e entender maiores dores.
Sprints de design modelo Dual Track. Sempre adiantada em relação às de delivery.
Pesquisa com usuários
Persona
Foi desenvolvida com base nos principais usuários ativos da plataforma, abrangendo profissionais das áreas de Novos Negócios, Due Diligence Jurídica e Financeira.


Jornada do usuário
Elaborada a partir de entrevistas e análise de documentos, para entender processos, gargalos, pontos de dor e sentimentos do usuário.

Discovery:
Identificação de oportunidades de melhoria

Planejamento do discovery
No planejamento foi decidido usar as metodologias de pesquisa de Diário de uso continuado e Entrevistas qualitativas para aprofundamento do dia a dia do usuário. Construí o roteiro da pesquisa e selecionei os usuários participantes.


Respostas e Categorização da pesquisa

O resultado foi computado no Google Forms e categorizado no Figjam.


Matriz GUT e conclusões
A matriz GUT foi aplicada para priorizar as categorias identificadas na pesquisa do diário de uso. Com base nos resultados, definimos o objetivo para o próximo quarter e estabelecemos KPIs para mensurar o sucesso da feature.

Ação: Melhoria da visão das esteiras
Modernizamos e melhoramos a visão de esteiras, essencial para a plataforma, que possibilita o usuário ver o fluxo de itens da esteira, em suas fases e status, em dois tipos de visão: quadros (kanban) e lista.


Antes e depois da modernização




Nova feature: Formulários dinâmicos

Lançamos os formulários dinâmicos que são totalmente personalizáveis pelo usuário e podem ser adicionados a uma tarefa ou documento, permitindo a centralização e organização de informações na plataforma.
O usuário pode arrastar para o seu formulário os campos que deseja, configurar e organizar como desejar.


É possível criar agrupamentos de campos e adicionar linhas que podem ser dividas de acordo com a necessidade do usuário.
Impacto
A plataforma teve uma grande evolução desde o início das digitalizações das esteiras, mantendo a média de nota no CSAT e aumentando a retenção dos usuários.
70%
De digitalização das esteiras

6
Média da nota do CSAT

30%
Aumento da taxa
de retenção

Aprendizados
A melhor maneira de estabelecer laços de confiança com o usuário é manter uma comunicação frequente e permitir que eles participem do processo, fazendo com que se sintam seguros e incluídos.
​A coleta de dados variados é fundamental para garantir que você esteja tomando decisões informadas sobre o seu caminho. Realizar pesquisas e avaliar resultados permite um entendimento mais claro e preciso para direcionar suas ações de maneira eficaz, minimizando riscos e maximizando oportunidades.